LIneA e INCT do e-Universo anunciam novas posições no LSST

14 de outubro de 2021 | LIneA

O LIneA confirma que sua proposta para o Vera C. Rubin Observatory foi aceita em troca de mais 70 vagas no Grupo Brasileiro de Participação do projeto LSST (BPG-LSST). Estas vagas incluem posições de pesquisadores contratados, pós-doutorandos e estudantes lotados em instituições brasileiras. Numa mudança de política do Rubin Observatory, pós-doutorandos e estudantes podem submeter propostas de forma independente. 

O LIneA, junto com o INCT do e-Universo, está iniciando um novo processo para a seleção de pesquisadores para essas vagas, com a criação de um Comitê de Seleção que leve em consideração as diversidades temáticas (dentro da ampla gama da Ciência do LSST) e geográficas de nossa comunidade. Os cientistas selecionados integrarão o Brazilian Participation Group (BPG) no LSST.

Imagem 1: Logotipo do BPG-LSST

Antes da chamada pública estão previstas atividades de divulgação para dar mais informações sobre o projeto e de como aplicar. O objetivo é ter o BPG em pleno funcionamento a partir de Janeiro de 2022.

O LIneA e o INCT do e-Universo tem como missão apoiar a participação de pesquisadores associados a instituições brasileiras em grandes levantamentos astronômicos como o Dark Energy Survey (DES), Sloan Digital Sky Survey (SDSS), Dark Energy Spectroscopic Instrument (DESI),  Legacy Survey of Space and Time (LSST) e outros projetos internacionais como o Transneptunian Occultation Network (TON).

O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais; apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP e pelo INCT do e-Universo

Deixe um comentário

Você precisa estar logado para postar um comentário.