LSST Solar System – SPRINT WEEK 2021

23 de agosto de 2021 | LIneA

Nos dias 22, 24 e 29 de junho de 2021 ocorreu o “LSST Solar System readiness (Virtual Sprint 2021)”. A página do evento pode ser vista em https://lsst-sssc.github.io/Sprint2021/. Em poucas palavras, o objetivo é parte do esforço para preparar o Solar System Science Collaboration (SSSC) do LSST e a comunidade planetária para a avalanche de dados a ser gerada pelo LSST. Um ponto interessante da organização diz respeito à webpage intitulada “Day 0”, que serve como um guia para o participante preparar-se para o evento.

blank

Houve atividades “hands-on” para exploração de dados simulados (Day 1, veja apresentação de Mario Juric em vídeo ou slides). Discussões sobre o acompanhamento em outros observatórios de objetos oriundos do fluxo de alertas do LSST, bem como a organização desse acompanhamento, estiveram entre os vários temas vividamente discutidos. Euclides (missão espacial da ESA) observará em período similar ao do LSST mas em filtros complementares. Há a ideia de se combinar os dados no contexto de estudos do Sistema Solar. Vale destacar também o uso da ferramenta “Wonder me”, que permite aos participantes agruparem-se para discussões e também que se movam entre os diferentes grupos formados. 

É instrutiva a visita ao site do evento e o passeio pelo material e vídeos disponíveis.

O LIneA e o INCT do e-Universo tem como missão apoiar a participação de pesquisadores associados a instituições brasileiras em grandes levantamentos astronômicos como o Dark Energy Survey (DES), Sloan Digital Sky Survey (SDSS), Dark Energy Spectroscopic Instrument (DESI),  Legacy Survey of Space and Time (LSST) e outros projetos internacionais como o Transneptunian Occultation Network (TON).

O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais; apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP e pelo INCT do e-Universo.

Comentários estão fechados.