Reunião de Avaliação Minicurso LIneA: Módulo II – Jupyter Notebooks

26 de maio de 2021 | LIneA

Prosseguindo com as avaliações planejadas para os módulos que compõem o minicurso “Introdução a ferramentas computacionais aplicadas à e-Astronomia”, no dia 26 de abril de 2021 aconteceu o encontro para o módulo II: Jupyter Notebooks.

O minicurso está sendo estruturado em três módulos: 1) LIneA Science Server – dividido em duas aulas, no formato de apresentação, introduzindo as várias funcionalidades da ferramenta e casos de aplicação; 2) Jupyter Notebooks – dividido em quatro aulas expositivas com demonstrações práticas dos notebooks; 3) Aplicações na Astronomia – dividido em quatro aulas práticas com pesquisadores de diferentes áreas de estudo.

O módulo II está sendo preparado e desenvolvido pela cientista de dados no LIneA, Julia Gschwend, com foco na ferramenta Jupyter notebook que é usada para introduzir as linguagens Python e SQL, além de várias bibliotecas úteis para a análise científica. Na apresentação, foi feita uma demonstração da ferramenta, com diversos exemplos de aplicação das suas funcionalidades, passando por todos os temas que serão explorados nas quatro aulas que são pretendidas para o módulo.

Imagem 1: Exemplo das funções no Jupyter Notebook.

O planejamento para as quatro aulas são: 1) Introdução ao Jupyter – instalação, navegação, criação e execução, importar bibliotecas, definir funções simples, alimentar o notebook com textos, equações, arquivos anexos e acessar a documentação; 2) Python básico e operações com arrays usando Numpy – como transformar um notebook em uma apresentação de slides; tipos de variáveis e operações, listas, tuplas e dicionários, condicionais e loops, funções, módulos e pacotes, conceitos de objeto e classe, operações de matrizes usando Numpy; 3) Acesso a Dados, SQL básico e Pandas – acessar o LIneA Science Server, SQL básico para fazer queries no banco de dados, download dos dados, ler arquivos a partir de um notebook, criar um dataframe e imprimir estatísticas básicas com a biblioteca Pandas; 4) Visualizações de dados – criar gráficos básicos com Matplotlib, customizar gráficos, criar gráficos elegantes com biblioteca Seaborn e exportar notebooks (HTML, PDF, LaTeX).

A comissão avaliadora foi formada por: Carlos Infante Castro (SulAmérica), Elmo Faria (RNP), Lucimar Cunha (Faeterj – Petrópolis), Pedro Flexa Ribeiro (Colégio Andrews) e Tiago Maluta (Fundação Lemann).

Na reunião participaram os membros da comissão e vários convidados, entre os quais: Ana Luiza Sério (ICTP/SAIFR), Beatriz Miné (Colégio Andrews), Bruno Guingo (Faeterj – Petrópolis), Leandro Ciuffo (RNP), José Lages (Colégio Andrews), Patrícia Novais (Head de ciência de dados na SulAmérica) e Raphael Kapa (Colégio Andrews).

A apresentação do conteúdo do módulo foi seguida por um período de debate, quando ficou claro que todos reconhecem o grande potencial do curso para atender a diferentes públicos-alvo. Como de costume, a comissão ficou encarregada de elaborar um relatório com seus comentários e sugestões para o conteúdo do módulo. O LIneA espera anunciar a realização desse módulo, em forma experimental, para julho deste ano – destinado para estudantes de Ensino Médio.

O LIneA e o INCT do e-Universo tem como missão apoiar a participação de pesquisadores associados a instituições brasileiras em grandes levantamentos astronômicos como o Dark Energy Survey (DES), Sloan Digital Sky Survey (SDSS), Dark Energy Spectroscopic Instrument (DESI), Legacy Survey of Space and Time (LSST) e outros projetos internacionais como o Transneptunian Occultation Network (TON).

O LIneA é um instituto de ciência e tecnologia privado cuja missão é viabilizar a participação de pesquisadores e estudantes em colaborações internacionais; apoiar centros emergentes, fornecer acesso a acervos de dados astronômicos e a uma infraestrutura de processamento intensivo de dados, e desenvolver soluções para problemas de big data nas áreas de astronomia e cosmologia. Atualmente as atividades do LIneA são apoiadas pela FINEP e pelo INCT do e-Universo.

Comentários estão fechados.