Home

Sobre

O Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia foi concebido para desenvolver uma infraestrutura de hardware e software para dar apoio a participação de equipes brasileiras,  compostas de pesquisadores de diferentes instituições espalhadas geograficamente, em projetos geradores de grandes volumes de dados. Sua principal missão é resolver os desafios de gerenciar Big Data para permitir a participação  pró-ativa em projetos de Big Science. A Figura 1 ilustra as várias atividades de TI atualmente sendo realizadas pela equipe do LIneA e os projetos de ciência sendo apoiados, descritos em maior detalhe em outro local deste site. Um total de mais de 100 pessoas entre estudantes, pós-docs, pesquisadores e tecnologistas já fizeram parte deste laboratório que é ao mesmo tempo um laboratório multiusuário no que diz respeito a prestação de serviços,  um centro de  desenvolvimento de software  e  uma rede de pesquisa multidisciplinar sem restrições geográficas.

sobre_fig1
Figura 1 – Diagrama mostrando o LIneA como interface entre Big Data e Big Science. Na parte superior mostramos as instituições que possuem os pesquisadores afiliados ao LIneA.

Em certos aspectos o LIneA se espelha ao e-Science Institute da University of Washington  e ao  Institute for Data Intensive Engineering and Science (Idies) da John Hopkins  University preparando a comunidade astronômica brasileira para uma nova era e desenvolvendo pesquisadores com um novo tipo de perfil conhecidos atualmente como pesquisadores de dados (data scientists). Este perfil profissional é cada vez mais procurado pelos grandes projetos internacionais. Em particular, para ser bem sucedido no projeto  LSST  os cientistas envolvidos terão que ter este tipo de formação.

Juntamente com a RNP e o LNCC o LIneA apoia a criação, a nível ministerial, de um e-Science Center que poderia fornecer apoio a laboratórios semelhantes em outras áreas do conhecimento, ao mesmo tempo sendo um catalisador para o intercâmbio de soluções de desafios de Big Data enfrentados em diferentes áreas de conhecimento.

Procurando difundir os trabalhos realizados pela equipe do LIneA e seus associados, além de notícias de interesse geral,  mantemos um blog, bem como uma conta no facebook e twitter.  Periodicamente também circulamos periodicamente  o LIneA News contendo notícias e informações sobre  a série de webinars patrocinado pelo LIneA.  Para se registrar basta clicar aqui. A maioria dos webinars são feitos por pesquisadores internacionais superando desta forma as barreiras geográficas e mantendo os participantes atualizados sobre as mais recentes descobertas em diferentes áreas,  novas tecnologias e novos projetos.

Organização

O LIneA tem um comitê gestor formado pelos diretores do LNCC, ON e RNP ao qual o coordenador presta contas periodicamente. O comitê gestor também é responsável por aprovar seu orçamento. Normalmente o comitê gestor se reúne duas vezes ao ano   As atividades diárias do LIneA são supervisionadas por comitê executivo formado por pesquisadores que  participam dos projetos apoiados. O EC se reúne semanalmente quando é informado sobre a situação financeira, a operação do centro de dados, o progresso do desenvolvimento do portal científico e são revistos o estado dos projetos  e as atividades científicas em andamento.

O LIneA conta ainda com um comitê de coordenação da área de TI (ITC) que também se reúne pelo menos 2 vezes por semana e revê em conjunto com a equipe que mantem os equipamentos a situação dos mesmos, fazendo também o planejamento a curto e longo prazo.

Indicadores de Desempenho

Ciência
Artigos 118
Citações 4500+
Artigos/ano 20+
Teses 17
Pesquisadores 28
Estudantes 17
DES Builders 8
Webinars 128
International meetins 5
Serviços
Número de usuários LIneA 108
Número de usuários no Fermilab 185
Número acessos/mês no Fermilab 160
Número usuários wiki 238
Número de tickets helpdesk 6.300
Acesso skyserver (2015) 5.200
Acesso site LIneA (2015) 56.000
Divulgação
Blogs 142
Press Releases 56
LIneA News 15
Desenvolvimento Software
Número de repositórios 674
Número de pipelines 117
Número de pacotes (eups) 259
IT Team (2015) 12
Número total de FTES 60
Número de anos 9
Avaliações Internacionais 8

Equipe

Coordenador: Luiz Nicolaci da Costa

Secretaria: Rosane de Melo

Assistente Administrativa: Valeria de Moraes

Membros do EC: Basilio Santiago, julio Camargo, Marcio Maia, Marcos Lima, Rogemar Riffel, Rogerio Rosenfeld, Luiz Nicolaci (ex-ofício).

Membros do ITC: Angelo Fausti, Riccardo Campisano, Ricardo Ogando, Patricia Bittencourt

 

Posições nas colaborações em andamento

 

Dark Energy Survey

Management Committee: Luiz Nicolaci da Costa

Science Committee: Basilio Santiago, Luiz Nicolaci da Costa (ex-ofício)

Publication Board: Luiz Nicolaci da Costa

Builders Committe: Luiz Nicolaci da Costa

Membership Committee: Marcio Maia

Meetings Organizing Committee: Marcos Lima

Speaker´s Bureau: Rogerio Rosenfel

DES Builders:  Aurelio Carnero, Angelo Fausti, Basilio Santiago, Flavia Sobreira, Luiz Nicolaci da Costa, Marcio Maia, Marcos Lima, Ricardo Ogando.

 

Sloan Digital Sky Survey

Advisory Board to ARC: Luiz Nicolaci da Costa

Collaboration Council: Marcos Lima

 

Dark Energy Spectroscopic Instrument

Institutional Board: Luiz Nicolaci da Costa